Chama-se “A Pedra e a Batalha - da matéria à vida” e foi inaugurada em julho de 2024.
É uma exposição em que a comunidade está muito presente e participou no processo de investigação.
Aborda uma temática relevante para a Batalha – a pedra – desde as suas origens geológicas até à arte e economia, passando pela construção do mosteiro e os seus restauros.
Mais informação aqui:
https://museubatalha.com/pt/exposicao-temporaria-a-pedra-e-a-batalha-da-materia-a-vida
Assinalando os 640 anos da Batalha de Aljubarrota e os 500 anos do nascimento de Luís de Camões, esta exposição convida a redescobrir a gloriosa história da fundação do Mosteiro da Batalha e das notáveis figuras a ela associadas, tal como são evocadas na epopeia Os Lusíadas.
entrada livre de 11 a 13 julho 2025 inserido no âmbito do festival
Junte-se à UNESCO na comemoração do 20º aniversário da Convenção sobre a Proteção e Promoção da Diversidade das Expressões Culturais.
A mesa-redonda “Empoderamento da Criatividade e Património Mundial: desafios e oportunidades” convida à reflexão sobre como as políticas culturais podem, em simultâneo, proteger e revitalizar Património com valor universal excecional, promover a liberdade de criação, incentivar a inovação e a diversidade artística, e reforçar o envolvimento das comunidades.
Com a participação de:
Maria José Freitas, Presidente do comité internacional do ICOMOS, Shared Built Heritage
Orlando Sousa, Presidente do ICOMOS Portugal
Joaquim Rodrigues dos Santos, ARTIS-Instituto de História da Arte da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa
Com moderação de:
Clara Moura Soares, Diretora do Mosteiro da Batalha
Nesta atividade de mediação cultural, promovida pelo serviço educativo do Mosteiro, será mostrado ao público um espaço museológico determinante para o bom funcionamento destas instituições: as suas reservas técnicas.
Nesta visita orientada procurar-se-á esclarecer os procedimentos que envolvem a manutenção, transporte e conservação de obras de escultura que são parte do património artístico nacional e do Mosteiro da Batalha.
Marcações pelo mail, se.mbatalha@museusemonumentos.pt até às 13h do dia 11 Julho com nome completo, idade, contacto direto.
Retratos de uma aldeia é o título da exposição fotográfica resultante da residência artística elaborada pelo fotógrafo Luís Rocha no âmbito do festival Artes à Vila.
Através de um processo de experiências onde se recolhe, vê e se conversa sobre fotografias, atingindo assim uma atmosfera de criatividade coletiva. Um outro olhar para aquilo que nos rodeia, um processo de aprendizagem e descoberta, conduzido por trilhos de história da comunidade local, das estórias das suas famílias e das suas vivências.
A partilha de experiências através da arte, numa altura em que a sociedade se transforma e ganha uma nova identidade, pretendeu-se fazer um registo contemporâneo do agora, um documento de uma comunidade em transformação, sustentada na identificação das histórias de vida que compõem o nosso quotidiano.
O segundo volume é dedicado à freguesia da Batalha.
Oficina de expressão artística e sensorial.
Uma atividade promovida pelo serviço educativo do MCCB.
Depois da visita à exposição, todos os elementos da família darão asas à imaginação, inspirados pelos artífices do Mosteiro da Batalha e nas siglas que estes deixaram nas pedras.
Público-alvo – famílias. Atividade de exploração artística para famílias
Atividade gratuita. Inscrições através do email geral@museubatalha.com até dia 11 Julho. Número máximo de participantes: 20. Duração aproximada de 1h.